Projetos

Robótica

A robótica objetiva preparar crianças e jovens para atuarem de diferentes modos na pluralidade de torneios científicos e tecnológicos, bem como aqueles de robótica.

Deve ser entendido como um foro livre, em que a capacitação dos alunos possibilitará o desenvolvimento humano de forma holística, de modo que possam se enveredar pelo mundo maravilhoso das descobertas, invenções e inovações.

O foco encontra-se em fazer com que elas possam compreender melhor sua localização no mundo, importância na comunidade em que habitam, capacidade de realização e necessidade por uma sociedade mais equânime.

De modo amplo, os três grupos de concentração desenvolvem e exercitam a: cooperação, disciplina, empatia, envolvimento, imparcialidade, iniciativa, integração, julgamento, liderança, manutenção do diálogo, objetividade na argumentação, participação, prontidão para ouvir, receptividade e reconhecimento das próprias limitações.

 SAIBA MAIS

Gentileza Gera Gentileza

Gentileza é um gesto de cuidado com o próximo e com a vida. Pessoas gentis tentam colocar-se no lugar do outro, são bons ouvintes e praticam a arte da paciência. Além disso são capazes de se desculpar, de resolver conflitos, são solidários, companheiros e justos.

São pequenas atitudes que deveriam fazer parte do dia a dia, mas que caíram no esquecimento. É preciso praticar a gentileza!

Pensando nisso, o colégio Domus Sapiens criou o projeto "Gentileza gera Gentileza" com os alunos dos 4ºs anos a fim de resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, que tira o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida melhor para todos.

O desafio é trabalhar com os alunos de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvimento de capacidades que possam transformar a comunidade que vivem, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidades para construção de uma sociedade, na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.

Além de trabalhar os valores no decorrer do ano, nossos alunos registram no diário coletivo as ações de gentileza, desenhos, dramatizações em sala, músicas, textos, entre outras atividades.

Para o fechamento do projeto, os acompanhamos numa visita à Cidade Vicentina de Jundiaí, proporcionando aos idosos muita alegria e diversão. Esse projeto ficará marcado no coração de cada um!

Mostra Brasileira de Foguetes

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas no site do OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Lacre Solidário

Há algum tempo se falou que a troca de lacres de latinhas de alumínio por cadeiras de rodas era "lenda urbana". As pessoas acreditavam que para transformar lacres de alumínio em cadeiras de rodas era necessário o processo de derretimento do material.

Ainda hoje muitas pessoas duvidam da mágica dessa troca, que é realizada em parceria com cooperativas e empresas comprometidas com a sustentabilidade e a correta destinação dos resíduos descartados.

E, a partir daí, vem o maior questionamento: Mas por que somente os lacres são utilizados e não as latinhas de alumínio inteiras?

Primeiro, pois o manuseio do lacre é mais simples e ocupa bem menos espaço para armazenar do que latinhas. Para ter uma ideia, 30.000 lacres de alumínio cabem em 10 garrafas pets de 2 litros e equivalem a quase 1.000 latinhas de alumínio. Já imaginou armazenar 1.000 latinhas de alumínio em casa?

Em segundo lugar, a liga de alumínio do lacre tem teor de magnésio maior que o a da latinha. Dessa forma, separando o lacre evita-se que a mistura dos dois tipos de alumínio contamine o alumínio reciclado.

São necessárias, em média, 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres de alumínio para a troca de uma cadeira de rodas. Mas todo trabalho árduo tem sua recompensa.

Para o Colégio Domus Sapiens, não há melhor recompensa do que o sorriso no rosto de uma pessoa atendida.

Eco Colaboradores

De todos os bens pertencentes ao ser humano, o maior deles é o Planeta em que vivemos, cuja beleza e importância transcendem os limites da compreensão Humana? Preservá-lo é preservar a garantia da própria sobrevivência existência das espécies animais e vegetais.

Se nos preocuparmos em colocar em prática atitudes simples e que podem começar por nossa própria casa, contribuiremos com a preservação do Planeta e certamente para a possibilidade de existência da vida na Terra por muito mais tempo.

Por esse motivo, o Colégio Domus Sapiens atua na formação de agentes multiplicadores que possam responder aos desafios colocados e proporcionar uma experiência para a vida inteira, inserindo-os uma realidade mais consciente e integradora.

O projeto "Eco Colaboradores", Domus Sapiens envolve o relacionamento e integração dos alunos no meio em que vivem. Sensibilizando alunos, funcionários, professores e pais, a fim de promover o surgimento de agentes ambientais multiplicadores.

O desenvolvimento de atividades de forma lúdica, envolvendo brincadeiras, trabalho de campo, atividades ao ar livre, teatro, vídeos trabalhos manuais. Enfim, envolve práticas com muita movimentação dos alunos e participação da família. Além da vida, precisamos buscar uma boa "Qualidade de Vida".

Horta

As atividades ligadas ao uso do solo tais como, revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. O Projeto Horta Domus Sapiens procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente.

Objetivos:

  • Conscientizar as crianças sobre a importância dos alimentos;
  • Incentivar aos bons hábitos alimentares;
  • Identificar as preferências alimentares dos alunos;
  • Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos, pelos quais nos alimentamos;
  • Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;
  • Identificar cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos.
  • Identificar as frutas, legumes, raízes e a importância destes para a saúde;
  • Reconhecer o produto industrializado, como um alimento menos nutritivo, e menos necessário ao seu desenvolvimento.

O tema alimentação é motivo de preocupação dos pais e educadores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que, através da mídia, invadem as nossas casas e tornam os hábitos alimentares bastante inadequados.

A vivência deste projeto é uma experiência muito rica para os alunos, instiga a curiosidade deles e introduz noções de Ciências Naturais desde a Educação Infantil.

Venha nos conhecer!

AGENDE UMA VISITA

Preencha o formulário com seus dados e conheça nossa estrutura para seu filho em uma das nossas unidades.

 ACESSAR