Pokémon GO: Dicas de Segurança

DICAS DE SEGURANÇA

O que é Pokémon Go?

É um game gratuito de realidade aumentada para smartphones com sistemas iOS e Android em que você, usando o GPS do seu aparelho, pode sair caçando pokémon em locais reais como ruas, estabelecimentos, parques entre outros. Esse sistema está fazendo com que os jogadores saiam às ruas para encontrar e capturar os personagens do jogo, chamados de Pokemons.

O que posso fazer em Pokemon Go? Qual o objetivo do jogo?

Existem alguns objetivos diferentes no game e decidir qual é o mais importante depende de você. Você pode simplesmente capturar e colecionar os pokemons ou pode também treiná-los, neste caso capturando vários do mesmo tipo para coletar “doces”, o que os fazer subir de nível e ir batalhar pelo domínio de ginásios.

É seguro jogar Pokémon Go?

Depende. O game acessa dados completos da conta do Google do usuário como e-mails, número de telefone, galeria de fotos e etc — essa permissão ao acesso destes conteúdos é dada pelo usuário ao aceitar os termos de uso do jogo. Contudo, após reclamações, a Niantic disse que o acesso a este conteúdo foi um erro e que está trabalhando em uma correção. Ainda, a empresa disse que nenhum dado pessoal está sendo coletado.

Assaltos, furtos, atropelamentos, tiroteio e até um caso de tentativa de estupro são alguns dos crimes reportados nos Estados Unidos contra jogadores do Pokémon Go – jogo virtual da empresa japonesa Nintendo para smartphones que foi lançado dia 03 de Agosto no Brasil. Desde que foi disponibilizado no mercado, o jogo virou uma febre para jovens e adolescentes, e passou a ser um motivo de preocupação para pais e autoridades.

A polícia de vários estados do país tem alertado a população sobre os cuidados que se deve ter ao utilizar o aplicativo. No Pokémon Go, os jogadores usam os celulares para “procurar” os personagens pokémons, os mesmos da série animada dos anos de 1990.

O objetivo do jogo é capturar todos os personagens do jogo. O aplicativo mistura o mundo virtual com o real. Isso porque o jogador tem perfil dentro do jogo e caminha no mundo real como se estivesse dentro do aplicativo.

Nos Estados Unidos, é comum ver nos parques das grandes cidades e shopping centers grupos de jovens andando no meio da rua enquanto olham para o celular, jogando com conhecidos e também com desconhecidos.

O Departamento de Polícia de Irving, no Texas, criou um vídeo para tentar conscientizar os jogadores sobre o perigo de dirigir enquanto usa o aplicativo, assim como andar na rua desatento, sob o risco de atropelamentos e assaltos, além de outras situações de risco.

Além de alertas policiais, entidades que defendem direitos das crianças e adolescentes trabalham para orientar os pais e educadores nos países em que o jogo já está disponível: Austrália, Japão, Nova Zelândia e Reino Unido, Brasil, além dos Estados Unidos.

A NSCC – organização não governamental (ONG) do Reino Unido que trabalha com prevenção de crimes, de violência e abuso contra a infância – lançou na internet um guia (disponível em inglês) com dicas para que pais possam ajudar os filhos e protegê-los quando usarem o aplicativo.

No guia, a ONG recomenda que os usuários do Pokémon Go joguem somente em locais conhecidos e com amigos em grupo, nunca em lugares desconhecidos e tarde da noite, por exemplo.

No caso de filhos pequenos, a orientação é que os pais permaneçam ao lado deles. A ONG também recomenda que o aplicativo seja usado em parques e não em ruas movimentadas, por exemplo, para evitar exposição aos riscos de acidentes de trânsito.