A aprendizagem infantil deve ser a fase da vida mais lúdica e envolvente. É o momento em que a criança aprende a se situar no ambiente escolar e a interagir.
“Os nossos sonhos, somados aos sonhos de muitos pais e alunos, transformou a nossa Abelhinha em uma escola pautada no amor e respeito”.
Para os cinco anos que compõem as "séries iniciais" do Ensino Fundamental, os alunos começam a trabalhar os conceitos de forma mais específica, podendo ligá-los a diferentes áreas de conhecimento. O Sistema ETAPA desenvolveu materiais tendo por base uma criteriosa e atualizada seleção de conteúdos, organizados de forma integrada, contribuindo para o aprendizado e para os melhores resultados acadêmicos dos alunos. Nessa fase, seus filhos aprendem e fortalecem as habilidades de leitura, escrita e cálculo.
Os projetos permitem a aplicação prática dos conceitos construídos em situações do cotidiano, tornando a aprendizagem significativa. Ao solucionar problemas, os alunos desenvolvem, além das competências cognitivas, também as pessoais e sociais, sendo estimulados a utilizar diferentes linguagens, como música, desenho, pintura, gestos e emoções.
Muito mais do que educação
No Colégio Domus Sapiens, além das atividades curriculares, o aluno tem acompanhamento pedagógico na realização das tarefas escolares e estudos, desenvolvendo sua autonomia e capacidade de organização. Por meio de vivências e de forma lúdica, realizam atividades visando à formação cultural, fortalecimento do raciocínio lógico, prática de atividades físicas e aquisição de conhecimentos e bons hábitos alimentares.
A tecnologia integra a formação do aluno de forma a valorizar o desenvolvimento da aprendizagem com o Etapa Digital.
Do 6º ao 9º ano, os alunos têm o desenvolvimento da aprendizagem voltado ao contato com as disciplinas que servirão como alicerce fundamental para o conhecimento de todas as áreas, inclusive as da Ética e da Moral vinculadas à Missão e Visão Institucional. A área de Ciências subdivide-se em Química, Física e Biologia e aprofunda-se nas práticas de laboratório, já na área de Português se subdivide em Gramática, Análise de livros, Interpretação e Produção de textos com direcionamentos para a etapa seguinte, o tão esperado Ensino Médio. Em paralelo, são desenvolvidos os Projetos dos Jovens Empreendedores do SEBRAE e Desafio Lógico, aplicados como subsídios que suplementarão ao exercício do futuro profissional da vida cidadã.
Procuramos desenvolver através de nossas atividades o potencial de nossos alunos, ao ponto de conhecê-los e orientá-los em suas diversas questões, ora as da adolescência, ora a da escolha da carreira profissional e a construção da sua visão de mundo.
Escola e família, juntos
O Colégio Domus Sapiens promove a parceria e o diálogo com as famílias para que todos possam ter compreensão e clareza dos processos vivenciados pelos alunos, assim unimos família e Escola num bem comum; o nosso real compromisso com a Educação dos nossos adolescentes.
A tecnologia integra a formação do aluno de forma a valorizar o desenvolvimento da aprendizagem com o Etapa Digital.
No Ensino Médio a família espera que a escola possibilite o ingresso na carreira escolhida. A forte competição pelos cursos superiores reconhecidamente de alto nível exige muito mais do estudante que sai do Ensino Médio.
Exatamente pelo seu nível de qualidade e atualização é que o Colégio Domus Sapiens oferece total apoio para o estudante enfrentar os vestibulares atuais.
Com excelentes resultados nas principais faculdades do país, o Colégio Domus Sapiens orienta seus alunos na direção de um futuro mais seguro.
Novo Ensino Médio
Na nova proposta, a grade curricular do Ensino Médio será constituída por dois modelos educacionais obrigatórios:
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
É semelhante aos conteúdos já estudados atualmente para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando as quatro áreas do conhecimento: Ciências, Humanidades, Linguagens e Matemática
ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Portaria Nº 1.432/2018 | Os estudantes deverão optar por uma formação técnico-profissionalizante ou escolher um dos itinerários formativos oferecidos pelas escolas, de acordo com seus interesses e aptidões, aprofundando o aprendizado sobre todas as áreas do conhecimento.
E com o intuito de oferecer uma formação integral a todos, as novas diretrizes do MEC determinam que os itinerários formativos devem proporcionar experiências transdisciplinares aos estudantes, com base em quatro eixos estruturantes:
Projeto de Vida
O objetivo do curso Projeto de Vida é oferecer ferramentas e gerar conhecimento que possam auxiliar o aluno em sua trajetória de desenvolvimento pessoal, educacional e profissional. Os temas abordados ao longo do curso servem para incentivar o exercício do autoconhecimento, do pensamento crítico, do planejamento, da liderança, da colaboração, entre outras habilidades importantes tanto na vida pessoal quanto na profissional, qualquer que seja a carreira que o aluno venha a escolher no futuro.
Educação Financeira
O curso de Educação Financeira traz para o estudante conhecimentos, ferramentas e reflexões, aplicados em situações reais, sobre a organização da sua vida financeira. Parte das decisões sobre as despesas cotidianas e o consumo consciente, e avança nas decisões sobre poupança, investimento, empréstimo, aquisição de bens e o planejamento da aposentadoria.
Empreendedorismo
O curso Empreendedorismo foi desenhado para oferecer conceitos e ferramentas para a realizar projetos de vida, tanto profissionais quanto pessoais, empregando técnicas modernas para identificar oportunidades, construir planos e buscar recursos para torná-los prósperos. Aliado ao desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, base para resolução de problemas, desenvolvimento de pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe, somam-se as competências e noções sobre finanças e estratégias para a obtenção de recursos para a realização desses projetos.
Estudos Narrativos e Escrita Criativa
Nos Estudos Narrativos e Escrita Criativa, os alunos são estimulados a desenvolver diferentes técnicas de leitura. Da linguagem verbal (a partir de narrativas, poemas, canções) à não verbal (fotografias, pinturas), passando pelas mistas (linguagem cinematográfica, charges, quadrinhos), os estudantes catalisam novas formas de inteligência -o que, etimologicamente falando, significa ler nas entrelinhas. Seguindo preceitos de neurociência aplicada à educação, as aulas procuram ser dinâmicas, estimulando a capacidade analítica e argumentativa dos alunos a partir de exame dos mais diversos objetos culturais.
Atualidades e Geopolítica
O curso propõe a análise, reflexão e discussão de temas da atualidade e da geopolítica contando com o apoio de material didático específico e a mediação de professores com formação na área de foco. Em cada um dos cinco conjuntos temáticos -política, economia, sociedade, cultura e tecnologia, e meio ambiente -serão introduzidos conceitos e noções básicas para, em seguida, promover a análise e interpretação de textos selecionados a partir de fontes de natureza variada e de relevância no debate público nacional e internacional.
Astronomia
A disciplina Tópicos de Astronomia proporciona aos alunos o primeiro contato com os principais conceitos na área da Astronomia e Astrofísica. A investigação sobre a origem, evolução e comportamento das componentes do universo é abordada de forma conceitual com o intuito de familiarizar o estudante com a linguagem da astronomia. As aulas também abordarão conteúdos práticos, como o reconhecimento do céu através de softwares e análise de cartas celestes.
Neurociência
O presente curso tem como intuito a apresentação das neurociências para os estudantes do Ensino Médio, instigando a curiosidade e abrindo um novo leque de possibilidades para as suas futuras escolhas profissionais e acadêmicas. Durante o curso, serão trabalhados, com uma abordagem interdisciplinar, os conceitos básicos das diferentes áreas das neurociências, incluindo aspectos morfológicos, fisiológicos, químicos e genéticos do sistema nervoso, além da análise de fenômenos associados ao encéfalo, tais quais a memória, a linguagem, a percepção emocional e, claro, as principais doenças e transtornos que afetam o sistema nervoso.
Infantil e Fundamental
O modelo de escola em Período Integral, proposto pelo Colégio Domus Sapiens e Abelhinha, procura impactar positivamente o aprendizado dos alunos, favorecendo construções diversas, por meio das interações e expressões a partir da diversidade de linguagens e contato com os mais variados conhecimentos para a construção de uma identidade autônoma, proporcionando também uma alternativa de qualidade, segura e prática para as famílias e oferecendo aos alunos o bem-estar físico, afetivo, social e intelectual.
As atividades extracurriculares vão muito além de mera diversão, elas auxiliam os alunos a desenvolverem novas habilidades, trazendo diversos benefícios imediatos e futuros para as crianças, abrindo um mundo de possibilidades a elas.
Cada atividade extracurricular oferece novas habilidades que são importantes para o autoconhecimento, desenvolvendo habilidades cognitivas, motoras e afetivas das crianças, estimulando o aprimoramento de novas competências e garantindo a saúde física e psicológica dos alunos, além de ajudar a desenvolver o compromisso, trabalho em equipe, a capacidade de lidar com adversidades, melhorar a saúde física e mental.
Jogos Teatrais
Tennis
Futebol
Slackline
Basquete
Cheerleader
Coral
Mini Basquete
Ballet
Jazz
Capoeira
Handball
AGENDE UMA VISITA
Preencha o formulário com seus dados e conheça nossa estrutura para seu filho em uma das nossas unidades.