Lupa

Blog

Informativo

27 DE Junho

INFORMATIVO

Temporários e permanentes. Qual a importância de cuidar dos dentes de leite?

Existe algo mais gratificante do que ver o sorriso do seu filho? Melhor que isso é saber que os dentinhos estão saudáveis e limpos.
Por serem temporários, os dentes de leite não recebem o mesmo tratamento que os dentes permanentes, o que causa grandes prejuízos no desenvolvimento da criança, desde a mastigação, digestão, desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face, como também na pronúncia correta das palavras. A falta de cuidados influencia na aparência, gerando anos mais tarde, prejuízos estruturais aos dentes permanentes e, consequentemente, na autoestima.
Os pais precisam de atenção nessa fase, porque com dentes de leite desalinhados e mau tratados, as crianças sentem dificuldades de mastigar e de manter uma dieta balanceada. Se os dentes estão cariados ou a gengiva machucada, a dor é grande, bloqueando a criança de aceitar alimentos sólidos, de modo que apenas os líquidos sejam confortáveis de engolir.
O problema é: a primeira etapa da digestão está na mastigação. Se a criança engolir o alimento sem ao menos mastigar, o processo da digestão ficará prolongado.Outra séria preocupação está na che3gada dos dentes permanentes. A rotina de limpeza e exercícios de mastigação são importantes para que todos eles nasçam corretamente, com a força necessária para os músculos do maxilar, da bochecha e da língua se desenvolverem.
Os dentes de leite duram por volta de cinco, seis anos. Quando o dente permanente está pronto para nascer, acaba empurrando e enfraquecendo o dente de leite, tomando o seu lugar. Se um dente de leite cai antes da hora, o permanente fica sem orientação para crescer ou nascem em posição errada. O ideal é manter todos os dentes de leite saudáveis, até que estejam prontos para cair e dar a vez para os permanentes.
A dedicação começa desde os bebês, com mordedores de borracha ou alimentos mais duros. Quando os dentes apontarem, limpe-os diariamente com gazes. Aos dois anos, compre uma escova de dentes infantil. Dê para a criança brincar de escovar os dentes depois de todas as refeições e, antes de dormir é a hora de você entrar em ação e escová-los por ela.
Ensine seu filho como ter dentes saudáveis. Consulte o profissional de odontopediatria para conhecer e praticar os melhores cuidados, como fazer uma boa higienização e garantir um futuro responsável.



Dra. Helena C.F.P.Silva - CRO: 47920
Formada pela UNESP
Especialista em Odontopediatria pela USP
Mestre em Ortodontia