Blog

Experiências

29 DE Maio

EXPERIêNCIAS

Bioquímica do Pão

Quem não gosta de comer no café da manhã quentinho e macio, ainda mais recheado com gotas de chocolate ou com uma manteiga passada nele? Praticamente todo mundo, não é mesmo?! Foi isso que os alunos da 1ª série do Ensino Médio fizeram na aula de biologia.

A bioquímica do pão foi abordada em sala de aula através da explicação sobre os ingredientes químicos e biológicos responsáveis pelo crescimento da massa do pão e as reações envolvidas, sendo observadas e fixadas na prática laboratorial.

Uma receita básica de pão leva ingredientes bem simples, como farinha de trigo, água, fermento biológico, açúcar, margarina e sal. O preparo do pão envolve transformações bem visíveis que podem ser utilizadas pelo professor como uma ferramenta de alfabetização científica dos alunos. Eles viram que a Biologia e a Química estão realmente inseridas em aspectos básicos de seu cotidiano, inclusive no pão que os alimenta.

Para finalizar... Uma discussão sobre convivência em grupo, onde os alunos literalmente "compartilharam o pão" na hora do intervalo!