Domus Sapiens ganha projeto de jornal escolar
Neste mês de outubro, alunos do 9º ano à 2ª série do Ensino Médio se reuniram para formar a primeira equipe de jornalismo escolar do Colégio Domus Sapiens, o Sapo Ciente. Coordenado pelo professor – e também jornalista – Felipe Schadt, o projeto Educomunicativo visa dar aos alunos participantes condições de noticiarem o dia a dia da escola por meio do jornalismo. As reuniões acontecem toda quarta-feira (Unidade II) e quinta-feira (Unidade I), às 14h40. “Queremos que o nosso jornal seja um canal de comunicação que aproxime ainda mais os alunos do colégio”, explica Felipe Schadt.


Editorial
Um projeto como o Sapo Ciente tem como grande objetivo aproximar a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, pais e responsáveis) das novidades do colégio. Além disso, é um espaço de protagonismo juvenil, em que nossos alunos poderão produzir, a partir dos conhecimentos adquiridos nas oficinas de jornalismo, informações relevantes e de qualidade. O jornal manterá todos do Domus Sapiens informados sobre o que acontece na escola.
– Felipe Schadt, Jornalista responsável
Interclasse
Por: Beatriz Pontes
Na última quarta-feira (8), aconteceram os jogos da segunda fase do Interclasse 2025 de Futebol Domus Sapiens. Na categoria Fundamental Feminino, as equipes Real Kitty e Winxs empataram em 0x0. Já no Fundamental Masculino, o time do Real Madrid venceu o Barcelona por 2×0, e o PSG empatou com a equipe Marseille em 5×5. Na categoria Ensino Médio, o Boca Jrs. venceu o Al Hilal por 3×0 (W.O.). A próxima rodada acontecerá no dia 22, na quadra da Unidade II.
GIDS 2025: solidariedade é o grande objetivo da gincana
Por: Gabriela Pupo e Isabelly Solcia
A GIDS (Gincana Integrada Domus Sapiens) já teve suas atividades iniciadas nos dias 13 e 14 (Fund. I), continua hoje (16) e termina amanhã (17) de outubro (Fund. II e Médio). Pensando em aproximar os alunos e promover doações para instituições de caridade, as equipes Verde, Rosa, Amarelo e Laranja, que já foram divididas, deverão arrecadar diversos mantimentos e participar de inúmeras dinâmicas ao longo do dia.Ao final, a equipe com maior arrecadação receberá 100 pontos na GIDS. A segunda, terceira e quarta colocadas receberão, respectivamente, 75, 50 e 25 pontos. Segundo a mantenedora do Colégio Domus Sapiens, Simone Tumolo, as instituições beneficiadas serão escolhidas pela equipe vencedora. “O nosso objetivo com a gincana é a solidariedade”, reforçou ela. Confira a tabela de pontuação dos mantimentos:
Itens de Doação | Pontuação |
---|---|
Arroz (kg) | 20 |
Feijão (kg) | 15 |
Enlatados (unidade) | 5 |
Outros Alimentos Não Perecíveis (unidade) | 5 |
Fraldas (unidade) | 1 |
Leite em Pó (kg) | 10 |
Materiais de Higiene (unidade) | 1 |
Materiais de Limpeza (kg / litro) | 10 |
Óleo (litro) | 10 |
Lacre de Latas (100g) | 10 |
Gincana volta para a Unidade I
Por: Isabela Verrone e Carolina Garcia
A GIDS, diferente dos anos anteriores, será realizada em unidades separadas, fazendo com que a Unidade I, na Av. Samuel Martins, volte a receber o evento.
Lanete Cristina Ligiere, diretora, explica a mudança. “Por conta da logística, a ideia é facilitar e permitir que todos os alunos possam participar em sua própria unidade”. Na última semana, as equipes da Domus 1 e Domus 2 iniciaram a preparação para as atividades esportivas, intelectuais e artísticas da gincana.

PET DOMUS incentiva a adoção de animais abandonados
Por: Ana Pedersen, Helena Braggion e Heloísa Fumagalli
Anualmente, o Colégio Domus Sapiens realiza o Pet Domus, evento beneficente que tem como principal objetivo contribuir com a adoção de animais e conscientizar os alunos sobre a importância dessa causa. E foi exatamente isso que aconteceu no sábado, dia 4 de outubro, nas dependências da Unidade II.
Durante o evento, a protetora independente, Nalva Barbosa, apresentou filhotes resgatados prontos para encontrar um novo lar. Os filhotes de cachorro, com cerca de 45 dias, foram abandonados em uma caixa no portão de sua chácara e desde então receberam cuidados como vacinação e alimentação adequada. Saudáveis e sociáveis, os filhotes agora esperam por famílias dispostas a oferecer amor e acolhimento.

O Pet Domus contou com a participação de turmas do Colégio Abelinha para, segundo a coordenadora Flávia Tadei, promover o aprendizado pedagógico e a conscientização sobre o cuidado com os animais. “Através do projeto Ecocolaboradores, que incentiva o estudo de diferentes espécies e a interação com os pets trazidos pelas famílias, nossos alunos participaram com apresentações e desfiles de seus próprios animaizinhos de estimação”, explicou Flávia.
“O evento está excelente, o trabalho está bonito e dá para ver o desenvolvimento das crianças, pois elas participam e explicam tudo”, disse Josiane Ávila, mãe de um de nossos alunos. “Eu estou achando muito legal”, disse Lívia Budeano aluna do 4º ano e participante do projeto Ecocolaboradores. a aluna também destacou as questões de sustentabilidade presentes no evento. “Aprendemos a não deixar a cidade com sujeira. Isso ajuda muito o meio ambiente, os animais e a natureza”, finalizou.
O Pet Domus teve parcerias de empresas e instituições locais como AnimalVest, Cão e Gato, Pet Mais Vida e Pracinha dos Dogs. Além disso, o evento arrecadou ração para apoiar animais em situação de vulnerabilidade.

“Aluno Tutor” oferece experiência para estudantes
Por: Ana Carolina Secretti e Emanuel Sacramento
O programa Aluno Tutor, desenvolvido pelo Colégio Domus Sapiens, está chegando à sua etapa final. Realizado ao longo do ano, o projeto envolve alunos da 3ª série do Ensino Médio que assumem o papel de “professores” para os estudantes do Ensino Fundamental II.
As aulas são organizadas em grupos específicos para cada série, juntando estudantes do 6º ao 9º ano.
A iniciativa fortalece o aprendizado dos mais novos e ajuda no processo de responsabilidade e comunicação nos tutores. “É muito bom dar aula para eles”, destacou a aluna tutora Maria Helena, que destacou a importância da experiência.
Sobre a relevância do projeto para a escola, a coordenadora pedagógica Vivian Lemos ressalta o incentivo, a cooperação e a aprendizagem mútua do projeto.
Novidade na Cantina Palladares
Por: Catarina Roque e Isabelly Panico
Na última semana, a cantina do colégio apresentou uma novidade para os alunos: mini pizza às quintas-feiras. As opções são de queijo com presunto e apenas queijo custando R$5,00 a unidade.
Entrevistamos a responsável pelos salgados da cantina da Unidade I, Camile Andrade, que nos relatou o sucesso da mini pizza no cardápio. “Tivemos que duplicar o número de pizzas e acredito que a demanda só irá aumentar”, relatou Camile. Segundo nossa reportagem, os alunos aprovaram a novidade.
Show Ball
Por: Isabela Rodrigues
No último sábado (11), nosso colégio participou do Torneio Início do Campeonato Interescolar (categoria Fund. II) do Show Ball. A equipe Dínamo de Kiev (8º e 9º anos) estreou com derrota por 2 a 0 contra a equipe da escola Getúlio de Sá. Mesmo com a derrota, o time do Domus Sapiens conquistou um ponto no campeonato que começa oficialmente no próximo sábado (18).
Além da equipe dos anos finais do Fundamental II, o nosso colégio conta com uma equipe formada por jogadores dos 6º e 7º anos (Dnipro) que irão estrear no campeonato só no próximo final de semana (18). Ambas as equipes são treinadas pelo professor William de Educação Física.
ENEM 2025
Por: Fabrício Marino e Lívia Scarpari
Uma das provas mais esperadas pelos estudantes está cada vez mais perto: o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizado no próximo dia 16 de novembro. Os especialistas em vestibulares de todo país apontam algumas dicas como criar uma rotina de estudos que o candidato consiga cumprir metas, estudar em ambientes calmos e, por fim, trabalhar seu psicológico.
Segundo o professor de redação e diretor pedagógico Douglas Augusto, preparar-se para o ENEM é fundamental. “Revisar conteúdos, fazer simulados antes da prova como métodos de estudo, manter uma boa alimentação e ter boa noite de sono ajudam”, explica o diretor.