Ensino

UM ENSINO PARA TODA A VIDA

Nossa proposta pedagógica é direcionada fundamentalmente para a vida e não para o mero acúmulo de informações. Tal proposta se traduz na estruturação contínua de atividades inter-relacionadas, objetivando oferecer ao estudante as ferramentas necessárias para que ele possa descobrir-se como sujeito do seu estudo.

A Educação Infantil dá prioridade à vivência da relação sócio afetiva. As crianças são incentivadas a desenvolver de modo integral seu potencial, através de atividades concretas que envolvem observação, experimentação e socialização. Isto irá permitir o aprimoramento dos aspectos biopsicossocial, cognitivo e perceptivo-motor, favorecendo o processo de aprendizagem da leitura e da escrita que se inicia nas últimas fases desta etapa.

O respeito à criança na sua individualidade, como ser único e capaz de construir o seu próprio conhecimento, de ser o sujeito de todo o processo educativo é o que determina o trabalho que desenvolvemos no Ciclo I do Ensino Fundamental.

Para o Ciclo II do Ensino Fundamental nosso objetivo é orientar o educando como sujeito na construção de seu conhecimento, de sua história, através de atividades culturais e sócio esportivas que lhe possibilitem a aquisição de conhecimentos e habilidades, e a formação de atitudes e valores.

O currículo desenvolvido no Ensino Médio pretende colaborar com o educando no aperfeiçoamento de sua auto educação, na consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual de modo a possibilitar-lhe a adaptação a novas condições de vida e a prosseguimento de estudos.

Ensino
Infantil

Despertar a criança para o conhecimento é despertar a criança para as múltiplas possibilidades de sonhar.

Saiba Mais!

Ensino
Fundamental I

Entre o 1º e 5º ano, os alunos começam a trabalhar os conceitos de forma mais específica, podendo ligá-los a diferentes áreas de conhecimento.

Saiba Mais!

Ensino
Fundamental II

Procuramos desenvolver através de nossas atividades o potencial de nossos alunos, ao ponto de conhecê-los e orientá-los.

Saiba Mais!

Ensino
Médio

A forte competição pelos cursos superiores reconhecidamente de alto nível exige muito mais do estudante.

Saiba Mais!
  • Connector.Connector.

    Programação em Espiral

    Um dos pontos importantes para integrar o ensino de forma que o aluno alcance o melhor resultado ao longo do tempo é o avanço em espiral crescente. Desenvolvido pelo ETAPA como resultado de 30 anos de experiência educacional, esse método consiste em distribuir os conteúdos à medida que as séries avançam, retomando-os em níveis de maior complexidade, reforçando sua compreensão e sua fixação.

    Outro ponto essencial é a construção de hábitos de estudo e de trabalho que vão sendo ampliados no decorrer das séries e resultam em enorme benefício para a formação do estudante, com repercussão em toda a vida escolar.

  • Connector.Connector.

    Materiais

    Focado no desenvolvimento intelectual, emocional e moral do aluno, a programação do Sistema Didático ETAPA integra todas as atividades de forma coerente, em um sistema consistente desde o início do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio.

    O material didático que acompanha esse trabalho educacional é concebido para que cada aluno aproveite o potencial que traz dentro de si. O conteúdo, reconhecido pela comunidade educacional como o mais abrangente e detalhado do país, é constantemente fortalecido, proporcionando aulas dinâmicas e instigantes, levando o aluno à reflexão e à busca de novos conhecimentos.

  • Connector.Connector.

    Professores

    Para realizar a missão de motivar ao máximo cada um dos seus alunos, uma condição indispensável é reunir os melhores professores para desenvolver o processo educacional. Os educadores que acompanharão seu filho passam por uma rigorosa seleção, na qual se observam o conhecimento, a ética e a didática.

    Sintonizados com os valores e a metodologia da instituição, os educadores orientam, estimulam a inteligência e desencadeiam o processo de aprendizado, fazendo o mundo do aluno se expandir.

  • Connector.Connector.

    Avaliação

    É importante falar das provas que, no Colégio Domus Sapiens, vão muito além de instrumentos de avaliação. Elas são produzidas para ajudar nos estudos. São provas que não se concentram em um período, mas se distribuem ao longo de cada semana. Assim, elas fortalecem no aluno o hábito do estudo regular, criando uma meta diária.

    Os benefícios desse sistema único, que integra aulas, material, estudo e provas, são percebidos não só na aprendizagem imediata, mas se revelam decisivos nos estudos posteriores, na faculdade, na pós-graduação, no doutoramento e em atividades profissionais.