Blog

Novidades

30 DE Julho

NOVIDADES

Como adequar o ambiente de estudo em casa para os pequenos

Em um momento de isolamento social, em que estamos todos em casa, tivemos que nos reorganizar e mudar toda a nossa rotina. Com isso, a necessidade de adaptar o ambiente em casa para ajudar na rotina de estudo das crianças se torna fundamental.

Nossos pequenos amam ter tempo livre de sobra para brincar e se divertir, dormir e acordar tarde… Porém, é muito importante que devidas adaptações sejam feitas, mesmo em casa. Assim, quando retornarem à escola, estarão preparados. Entre elas, a rotina de estudos merece bastante atenção.

Confira algumas dicas de como montar um ambiente para para a realização dos estudos dos pequenos em casa.

1. Defina um lugar para estudos

Procure um ambiente calmo e neutro. O local deve ser arejado, bem arrumado, e com temperatura agradável. Coloque uma escrivaninha e materiais de estudo. Caso esse ambiente seja junto à sala de estar e à televisão, o aparelho deve ser desligado na hora das atividades, bem como todos aparelhos que tenham som, para evitar a distração das crianças.

2. Fique sempre por perto

Na hora de realizar as atividades, é muito importante para a criança ter o auxílio do adulto. Essa pessoa deve explicar o objetivo da atividade, assim como a educadora orientaria na escola. Estimule a criatividade e instigue a criança a pensar, a resolver situações problemas, a ter suas conclusões. É muito importante que a criança faça, pense, e tente resolver as atividades. Na Abelhinha os alunos têm aulas com professores ao vivo, com acompanhamento e atividades para toda a turma, mantendo o ritmo de aprendizagem e o vínculo da classe.



3. Separe materiais de estudo

Disponibilize lápis, giz de cera, borracha, tesoura sem ponta, cola e materiais importantes para a realização das atividades. Faça cartazes com números e letras para prender a atenção da criança.

4. Elimine distrações

Sabemos como tirar a atenção das crianças pode ser muito fácil, por isso elimine as distrações como televisão, videogames e outras brincadeiras. Tudo isso precisa ser deixado de lado, a menos que seja utilizado para os estudos.

5. Crie um sistema de recompensa

Este não precisa necessariamente ser com prêmios materiais. O importante é reforçar os incentivos positivos, reconhecer o esforço das crianças e recompensar por terem se esforçado com um pequeno presente, por exemplo, sua comida predileta. Aproveite esse momento com seu filho e simplesmente curta a companhia um do outro durante os estudos, essa pode ser uma ótima maneira de se relacionar com seu pequeno.